terça-feira, 17 de abril de 2012

Convite para o lançamento do livro "Divagações Aceleradas" (24/4) - Renato de Alvarenga



Convite para o lançamento do livro "Divagações Aceleradas" (poesia) - Renato de Alvarenga
 
Local: Teatro Glaucio Gill (Praça Cardeal Arcoverde - Copacabana)
Data: 24/04/2012 (terça)
Hora: 18-21h
 
O lançamento ocorrerá no sarau semanal do grupo Poesia Simplesmente, sendo seguido de coquetel


Escrito em versos despojados de falsa intelectualidade, com pensamentos angustiados, mas, tantas vezes, plenos de humor, "Divagações Aceleradas" são quase comentários poéticos, que nos emocionam e nos fazem pensar sobre o que é fazer a verdadeira "revolução humana". Afinal, para que serve a poesia a não ser tocar o coração do outro, no caso, o leitor?
 
Não é qualquer poeta que pode afirmar que "Neve é água em estado de voo!", ou liricamente dizer: "Logo abaixo/ Do longo e reto nariz,/ Sustentáculo de teus olhos tristes,/ Mostras o muito que ris."
 
Tanussi Cardoso
 
Sua metaforização apresenta surpresas felizes, como nos versos "Como fica a poesia/ Se a lua redonda que via/ Hoje se borra em demasia?", que se referem à miopia, mas traem e trazem à tona a identificação da imagem poética como uma forma diferente de olhar o mundo (como a miopia). Não seria a poesia, ou melhor, todas as artes, uma espécie de visão "borrada"?
 
"Divagações Aceleradas" é obra que tem o duplo movimento do título: reflete e nos faz refletir, com o ritmo da contemplação; e tem a ânsia e a velocidade das partidas. Suas páginas são só a plataforma para esta poesia, que, sempre em trânsito, convida de forma receptiva o leitor para compartilhar a viagem.
 
Marcus Vinicius Quiroga