segunda-feira, 30 de maio de 2016

Convite: novo livro de Carmen Moreno em comemoração aos seus 30 anos de carreira!




AMIGO (a), UM CONVITE ESPECIAL!


 Nesta segunda, 30 de maio, 

festejarei 30 anos de carreira, 

com o lançamento de 
PARA FABRICAR ASAS, 
poesia (Ibis Libris). 
O evento será na Livraria da Travessa 
de Botafogo, a partir das 19h.  

Rua Voluntários da Pátria, 97, perto do metrô de Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.


Os amigos, e poetas especiais, Delayne Brasil, Eugênia Henriques, Jorge Ventura, Mano Melo, Tanussi Cardoso e Thereza Motta realizarão leituras de poemas do livro.

Venha brindar comigo!

Carmen Moreno


 Dois poemas do livro Para Fabricar Asas:

 
REMORSO

 Onde enterrar os beijos que não dei e quis?

 Que luto lavará a dor do amor que não fiz?

 

QUEM ESTÁ VIVO?

 Quem faz teu caminho, pessoa?

 Algum deus plantaste nos pés,

 para alargar os trilhos, benzer os asfaltos,

 acalmar teus dias sem chão?

 Quem chora contigo nos temporais,

 quando as janelas te trancam o peito

 e a vida é lenta e pesa como um navio?

 Quem voa contigo nas tardes amenas,

 quando uma paz orgânica te transforma em pássaro,

 e nada dói ao redor de ti?

 Quem faz teu caminho, pessoa?

 Tens tempo para o tempo,

 ou não vês a sorte que atropelas

 na rigidez das metas?

 Quem faz teu caminho, pessoa?

 Já acordaste o amor,

 ou teus gestos secam na garganta,

 e teu afago é adiado até a morte?

 Estás vivo, pessoa?

 Sentes pulsar o teu sangue nas veias de alguém?

 Tua palavra talha ou cura?

 Tens um semelhante, pessoa?

 ou nada de teu pode ser nosso?

 

CARMEN MORENO
Escritora carioca, premiada em diversos gêneros literários, membro titular do PEN Clube do Brasil. Bacharel em Artes Cênicas e Licenciada em Educação Artística (ambos pela UNIRIO), leciona na área de sua formação. PUBLICOU: Para Fabricar Asas, poesia, (Ibis Libris), 2016;Loja de Amores Usados, poesia, (Multifoco), 2010. O livro, sob o título Língua de Mulher, recebeu o prêmio Bolsa de Incentivo ao Escritor Brasileiro, MINC/ Biblioteca Nacional, 1994; OEstranho, contos (FiveStar), 2006. Entre os contos premiados, inseridos na obra, Dora foi adaptado para o cinema, e participou do Festival Internacional de Gramado 2009, como média metragem convidado para finalizar a Mostra de Curtas Gaúchos. A obra foi finalista do programa de incentivo à leitura Biblioteca do Professor, SME/Rio de Janeiro. O Primeiro Crime,romance policial (Rocco), 2003. O livro lançou a Coleção Elas São de Morte, juntamente com as obras de Ana Arruda Callado e Ateneia Feijó; Sutilezas do Grito, contos (Rocco), 1997; A Erosão de Eros, dramaturgia, (RioArte), 1996 - Menção Honrosa no Concurso Literário Stanislaw Ponte Preta. O texto recebeu duas montagens teatrais, e participou de diversas leituras dramáticas. Diário de Luas, romance (Rocco), 1995, finalista da 5ª Bienal Nestlé de Literatura BrasileiraDe Cama e Cortes - Coleção Poesia na UERJ, 1993. A escritora participa de 24 coletâneas, entre as quais, Mais 30 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira, org. Luiz Ruffato (Record), 2005. Entre as referências e estudos sobre sua obra, seu romance foi tema do mestrado de Lilian Gonçalves de Andrade: "Diário de Luas: um Künstlerroman no universo literário de Carmen Moreno – FURG/ RS, 2006. Recebeu 20 prêmios, entre eles: Prêmio Casa da América Latina (Concurso de Contos Guimarães Rosa 2003), Rádio França Internacional, Paris; Prêmio de Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos de Longa metragem (1ª fase: Argumento), MINC/ Secretaria do Audiovisual, 2001. Participa, desde a década de 80, de diversos recitais e eventos literários do País. Com o lançamento de Para Fabricar Asas, a autora comemora 30 anos de carreira!

APOIO VINÍCOLA AURORA 
(SEMPRE BRINDANDO À POESIA)




Carmen Moreno
 
Blog Literário:












Fwd: Programação especial do TERÇA CONVERSO dia 31 de Maio de 2016



Programação especial do TERÇA CONVERSO dia 31 de Maio de 2016

Amigos e poetas,

A próxima edição do Terça Converso será especial. Teremos os INSTANTÂNEOS sob o comando de Dalmo Saraiva [Leve um poema curto para falar!].  O poeta convidado é TANUSSI CARDOSO. E o POESIA SIMPLESMENTE apresentará a encenação  "No Rio de 450 anos, uma comédia de enganos].  Aguardamos sua presença.

Caso tenha problema em visualizar o anexo, visite no Facebook as nossa páginas Terça Converso e Poesia Simplesmente PS, sempre atualizadas com a programação do sarau.

Poesia sempre, poesia cada vez mais!

 

Poesia Simplesmente